JOGO DE BUZIOS - PREVISÕES DOS ORIXAS PARA ANO DE 2014





ODESI-IFA OBANOOIFA  IBULAMO BABA

TEMPLO DE ORIENTAÇÃO AFRO-BRASILEIRO E CULTO AOS ORIXAS.

Rua Engenho de Minas Nº.71 – Cep: 31320580 - Bairro Engenho Nogueira Cidade: Belo Horizonte Estado: Minas Gerais  – Pais: Brasil Telefax: +55+31+34187899 - Telefone: +55+31+34187159 -   WhatsApp: Oi:31+986362863 –

 “Deus não impôs ao ignorante a obrigação de aprender, sem antes ter tomado de quem sabe, o juramento de ensinar” Sabedoria dos odus de Ifa

REGRAS PARA VIVER FELIZ  PELA FILOSOFIA ORUMILA/IFA

1-_ADQUIRA O HÁBITO DA FELICIDADE.                                                                                                         
Sorria, intimamente e torne este sentimento parte de você mesmo. Crie um mundo feliz para si. Aguarde cada dia, mesmo quando algumas nuvens obscurecerem o sol, sempre encontra algo de bom.

2-DECLARE GUERRA A SENTIMENTOS NEGATIVOS.                                                     
Não permita que aborrecimentos irreais o devorem. Se algum pensamento negativo lhe invadir o espírito, combata-o. Pergunte de si para si, porque você, que tem todo direito natural à felicidade, deve passar horas do dia em luta com o temor, o aborrecimento, o ódio. Ganhe a guerra contra esses flagelos insidiosos do Século XX.

3-REFORCE A IMAGEM DE SI PRÓPRIO.
Veja-se como foi nos seus melhores momentos e dê a si próprio certa atenção. Imagine os tempos felizes e o orgulho que sentiu de si. Crie experiências futuras agradáveis; dê a si mesmo, crédito pelo que é. Deixe de bater na própria cabeça.

4-APRENDA A RIR.
Às vezes, os adultos sorriem ou riem entre os dentes, mas nem todos riem realmente, isto é, risada verdadeira que dê a impressão de alivio e liberdade. O riso, quando genuíno purifica, faz parte do mecanismo do sucesso, lançando-o às vitórias da vida. Se você deixou de rir desde os 10 ou 40 anos, volte à escola do espírito e aprenda novamente o que nunca deveria ter esquecido
.
5-DESENTERRE OS TESOUROS ESCONDIDOS.
Não permita que as suas aptidões e os seus recursos morram dentro de si; dê-lhes uma oportunidade para se submeterem às provas da vida.

6-AJUDE O PRÓXIMO.
Dar aos seus semelhantes poderá ser a experiência mais compensadora da sua vida. Não seja cínico; compreenda que muitas pessoas que parecem desagradáveis ou hostis estão usando fachada que acham capaz de protegê-las contra outros. Se der ao próximo, ficará admirado na reação grata, pelo reconhecimento que terão. Pessoas que parecem duras são, na realidade gentis e vulneráveis. Você sentir-se-á satisfeito quando der sem pensar em proveito para si.

7-PROCURE ATIVIDADES QUE O TORNEM FELIZ.
A natação, o tênis, o vôlei ? Pintar, cantar, coser? Não posso dizer-lhe. Você mesmo terá de escolher. Mas a vida é feliz, se fizer o que lhe agrada.
Existe uma tendência no ser humano de reduzir os novos fenômenos com que ele se defronta a idéias e definições preexistentes em sua mente oriundas de fatos anteriormente conhecidos. Esta redução dificulta uma visão e uma interpretação corretas do que se analisa. Assim, os fatos culturais dos negros do Golfo do Benin nos seus cerimoniais e ritos transformam-se, nesta visão deformadora, em religião primitiva.

8-O Candomblé não é primitivo e muito menos religião, antes de tudo, este conjunto de preceitos, regras, ritos e práticas forma um weltanchau (visão do mundo, concepção global de apreensão da realidade - termo usado em filosofia) e uma técnica que permite o confronto com a natureza e com seus semelhantes, utilizando a energia de sua própria mente (o Òrí).

9-Os Òrísá (de Òrí: cabeça, mente; Àsé: força, magia) não existem fora da mente humana, não são deuses primitivos de um panteão imaginado pela concepção cultural do branco nem são espíritos de luz comandando "falanges" de almas como os idealizam os descendentes dos povos bantos, associado ao fenômeno da cosmogonia nagô à sua cultura religiosa, que se fundamenta no culto dos ancestrais.
Devemos despir o Candomblé da carga sincrética que for desvirtuante, para fazer emergir o entendimento do que é a mais pura tradição nagô. Os rituais e cerimônias não serão descritas, pois isto já foi feito e muito bem por mestres como Descoredes dos Santos, Fred Aflalo, Roger Bastide, Pierre "Fatumbi" Verger e tantos outros.
O que realmente importa, é comentar cada cerimônia, cada festa, cada fundamento e cada obrigação, buscando sua explicação purificada do misticismo branco ou banto, para fazer aflorar a verdadeira função de "Òrí", único alvo e agente do culto Nagô,Yuruba, Ifá como as orientações do odus e com as verdades que muda nosso destino de Orumila.

10-A intenção deste redimensionamento não é diminuir a importância dos fatos, mas sim, um engrandecimento, na proporção humana, para que se desvende a sua grandeza original. Fazer voltar a luz, saindo das trevas da religiosidade ignorante, na sabedoria milenar que permite desenvolver a capacidade do homem de se situar e de interagir na sua formação, na natureza e no convívio social.
Se recusando a divinizar Òsàlá, satanizar Èsú ou santificar todos os Òrísá, devemos isolar os erros, afastar os temores, expulsar os demônios brancos de nossa ontogonia, abrindo as portas a entendimento, o que permitirá que mais pessoas possam utilizar este importante sistema de controle da própria mente e, em conseqüência, dos fatos naturais e sociais nos quais atua.

11-Poema de Ifá: A luta entre Ifá e o Ajé
"NI ÒRÚNMILÁ BÁ TI ÀSÉ ÈSÚ BONU"
- Então Òrúnmilá colocou o àsé de Èsú em sua boca.
O ser humano sempre questionou o motivo de sua estadia sobre a Terra e, principalmente, o mistério que envolve o seu futuro.

12-A insegurança em relação ao porvir fez com que o homem tentasse, de diferentes maneiras, prever o que lhe estava reservado, precavendo-se desta forma, da má sorte, ao mesmo tempo em que assegura a efetivação de acontecimentos tidos como benéficos. Muitos são os  processos utilizados nestas finalidade e, no decorrer dos séculos, diversos sistemas oraculares fora  desenvolvidos e consultados com maior ou menor possibilidade de erros e acertos.

13-Dentre os sistemas  oraculares utilizados pelas pessoas na ânsia de descobrir o futuro ou contatar as de idades com a  finalidade de desvendar o motivo de suas provocações, destacamos alguns como a Cartomancia, a  Quiromancia, a Geomancia e a Astrologia, que por sua popularidade e contabilidade, continuam a ser  muito solicitadas nos dias atuais. Quase todos os oráculos, independentemente de sua origem cultural, tendem ao aspecto religioso, sugerindo sempre uma prática ritualista de caráter muito mais místico que científico.

14-No Brasil, o sistema divinatório mais amplamente divulgado, aceito e praticado, é o  popularmente denominado "Jogo de Búzios" que tem sua origens nas religiões africanas, mas  especificamente no culto de Ifa/Òrúnmìlá, o Deus da Sabedoria e da Adivinhação. O presente trabalho  apresenta-se como uma proposta essencialmente didática que por isto mesmo, não assegura à pessoas  não iniciadas o direito de ter acesso ao oráculo.

15-Pois como será explicado mais adiante, o Jogo de  Búzios, como quase todos os demais processos adivinhatórios, tem como pré-requisito a iniciação por  parte do adivinho, assim como a consagração dos objetos concernentes à prática oracular. Segundo  alguns Babalawo, somente eles podem através do Jogo dos Ikins, determinar o ODÚ de qualquer  pessoa. Isto é contestado em várias literaturas sobre o assunto, com muita veemência.

16-O que podemos  afirmar, é que qualquer pessoa habilitada a consultar o Oráculo, pode através dos búzios, "sacar" o ODÚ  pessoal de quem quer que seja, sem que para isto o interessado tenha que ser submetido a qualquer  tipo de iniciação e que este tipo de procedimento é indispensável para todos os iniciados, iniciar as suas obrigações de ori.

17-O princípio do ÀSÉ está presente em todos os elementos naturais animados e inanimados e é oferecido ao  homem através do seu ÒRÍ pelo ÈSÚ. Èsú é também o portador dos sacrifícios e oferendas, OJISÉ-EBÓ  - carregador de ebó. O ebó é o ato pelo qual o homem devolve a natureza parte daquilo que recebeu e  pleiteia novas benesses. O ebó renova o Àsé pessoal, presente nos assentamentos do ofertante, ou  seja, nos objetos rituais nos quais se fixaram os seus compromissos com seu ÒRÍSÀ (dono do ÒRÍ). Esú  conduz o ebó ao destinatário, o ÒRÍSÁ, que, interdependente do Òri do próprio homem, recebe a oferta,  reforça e acrescenta o ÀSÉ, que outra vez é trazido pelo Èsú para permitir ao ofertante a mudança da  realidade e do destino desejado. Dar-receber, e, síntese de acrescentar é a ação de ÈSÚ OJISÉ-EBÓ,  integrando dialeticamente o homem ao mundo exterior. É o ato que reintegra o indivíduo na harmonia cósmica pela absorção e restituição de energia, princípio mesmo a existência humana.

18-A posse do ÒRÍ  pelo ÒRÍSÁ não se confunde com a despersonalização total e posse mediúnica dos terreiros espíritas de  "macumba". Os "encantados" (Iyawô e Eleguns = mulheres e homens iniciados na roda de encantados),  não se despem da sua personalidade, mas acrescentam ao seu ÒRÍ, as forças vitais da natureza e de  sua comunidade sintetizadas em seu Òrísá. Não se tornam uma entidade alienígena, superior, divina ou  santa. O Òrísá manifestado não precisa falar, comer ou beber para se expressar.

19-A sua dança  característica o identifica e expressa a energia de sua presença. Na concepção Yoruba, o humano  possui 3 elementos associados que olhe permitem atuar como ser vivo: ARA / EGBÉ - corpo material;  EMI - a respiração (energia vital que anima o EGBÉ) e o ÒRÍ - a mente ou a cabeça (o mais importante,  dotado originariamente de uma herança ancestral). Nenhum desses elementos, entretanto, quando  dissociados, possui personalidade própria, e tanto o EMI como o ÒRÍ não correspondem à idéia cristã ou  espiritualista de alma".

20-O EMI, separado do EGBÉ permanece como energia pura, podendo animar  qualquer outro ser. O ÒRÍ, como vimos, porta a esperança ancestral sintetizada e implícita nos 4  elementos: OMI (água), IBI ou ARÔ ou ILÊ (terra), INÁ ou GBINÁ (fogo) e AFEFÉ (ar). Estes elementos  que permitem a fixação do Orisá no Orí, de acordo com sua identificação ou tendência, como, por  exemplo: Sangò - INA; Omolú - ILE; Osun - OMI e Osalá - AFEFÉ.

21-Pela iniciação se dá a recriação do  Ser na integração definitiva do EGBÉ e EMI com Orí, através da "feitura da cabeça". É ainda o SEU, no  BARA, que sintetiza dialeticamente as entidades ligadas ao funcionamento fisiológico do indivíduo:  ANUN (GEGE) / ENU (boca), AGBENDÚ / INU (estômago), EYA (sexo) e WIWI / IFÓHUN / ORÓ (fala).  O Ser adquire



   

CONSULTA DE IFA ATRAVEZ DO JOGO DOS BUZIOS - PREVISÃO PARA O ANO DE 2018
                               


 NO ATENDIMENTO ATRAVEZ DA CONSULTA DE IFA  
TERA SOLUÇÕES DE VARIOS                      
ASSUNTOS, ESPIORITUAL, SAUDE FISICA E MENT ETC.AL, 
LADO MATERIAL PROFISSIONAL,  AMOROSOS                                                         
                                                                                                                                              
O jogo de búzios é uma leitura divinatória é excelência

Utilizado como consulta, quer seja; para identificar nosso orixá (Anjo guardião), que é a mesma figura do anjo de guarda, a situação material, astral e espiritual, principalmente com relação as dificuldades para chegar em seus objetivo no trabalho, vida amorosa e financeira

NA AREA ESPIRITUAL:
Saiba qual é o seu (Orixá) protetor; Sevocê desconfia que pessoas invejosas estão tentando lhe prejudicar, descubra se há alguém fazendo feitiços contra você e saiba como se proteger.
NA AREA AFETIVA, AMOROSA:                                                                                                                                                 Descubra se a pessoa amada também te ama; Saiba o que fazer para ganhar o amor da pessoa amada, Previna-se contra pessoas que podem estar querendo separar você de seu(sua) parceiro(a).
NA AREA PROFISSIONAL:                                                                                                                                                                                                Oriente-se para saber se aquele negociação terá bons resultados e previna-se contra pessoas que querem passar-lhe para trás nos negócios;Aproveite para consultar o Jogo de Búzios, entra em contato agora pelo telefone 31-99290675 / 31-34187159 para saber se aquele projeto que a tempos você vem elaborando, está na hora certa de ser iniciado; Através da consulta de Jogo de Búzios, você estará sempre um passo a frente das pessoas que querem lhe prejudicar financeiramente.

NA AREA DA SAUDE:                                                                                                                                           
A espiritualidade está profundamente ligada a saúde do corpo físico. Se você esta doente, já foi ao médico e eles não conseguem identificar o que você tem e qual a causa, pode ser um problema espiritual, fazendo uma consulta de Jogo de Búzios a distancia ou pessoalmente você poderá identificar o seu problema e finalmente dar uma solução a elê, Ligue: 31+34187159 e fala com o Babalwo Pai Arnaldo, elê te dará vários esclarecimento, combinado.
ATENDIMENTO AO PUBLICO SESSÕES TODOS OS SABADOS
CENTRO DE ORIENTAÇÃO AFRO-BRASILEIRA E CULTO AOS
 ORIXAS - BH-MG/BRASIL - CANDOMBLE    ~
                                                                                                                            

        Inicio das Sessões as 19:30 e finaliza as 21:00 a primeiro sabado do mês, sessão de Preto Velhos, Segundo sabado do mês, Sessão de caboclo boiadeiro, terceiro sabado do mês Sessão de ciganos,- Quarta sábado do mês Sessão de Exus. Consulta de Jogo de Búzios com o Baba Arnaldo, contato pelos Tel: 55+31+34187159 - Cel vivo:99290675 - Cel Oi: 31986362863 - Cel Tim: 3173150040 - E-mail: ibualama.aguiarfilho@mail.com
 PREVISÃO ORIXAS REGENTE DE 2014
Feitura do Santo Yaos - Bori - Cargos Ogans - Eked -

TRABALHOS PARA ABRIR OS CAMINHOS:
EBOS - PADE EXU - EBO IKU - EBO EGUN - EBO ODU- BORIS.

No amor na união - Financeiros, saude e cura de doenças,
casamento, realização de seus sonhos, sucesso e prosperidade.

Trabalhos para proteger contra feitiço, inveja, tristeza, angustia depresão, falta de harmonia entendimento entre marido e mulher, noivos e namorados, pais, e filhos,
empresarios e seu socios.
  


Comentários

Good morning Baba Ibualama, okay with Sir Arnold, and how much is going to the shed ax, I wish Mr. brand. Buzio game this Saturday Ok it is possible to confirm to me via email: liletorigil@yahoo.com Kolofe hug'm waiting urgently.
Sim estarei ligando para você aguardo sua presença no dia como combinado, abraço kolofe Olorum
Unknown disse…
Procurei o dono do ano 2014 e nao achei ..achei voce aqui ..e adorei sua pagina ..parabens por teu trabalho e espero que 2014 seja um ano bom ..na verdade sempre buscamos informaçoes no fim de ano pois nao gostamos de errar sozinhos ..quem sao os governantes.foi isso que vim buscar aqui em sua pagina algo mas nao achei .bom ano senhor Arnaldo Aguiar,sorte saude felicidades no ano novo.

Postagens mais visitadas